A todos os interessados um email proveniente do "estado-maior" dos D.O.I.:
"Caros amigos e camaradas,
Venho por este meio informar que na última semana de NOVEMBRO deste ano, vai-se realizar uma operacional de Airsoft, na zona de Mação, denominada "Cota 313", e para a qual os D.O.I. foram gentilmente convidados a participar, pelos organizadores Shadow Ops, através do respectivo representante e 2º Comandante Paulo Flor. Trata-se de um jogo com duração de 24H non-stop, em que iremos ser um grupo de Operações Especiais, com objectivos específicos e adequados a uma equipa actuante nesse tipo de combate. Os pormenores irão sendo divulgados, conforme a info respectiva vai sendo dada por comunicação directa comigo; posso no entanto adiantar, que vão haver duas facções, sendo a nossa comandada pelo Tenente (Macedo), CO dos Silent Wolves. No terreno vamos ter à nossa disposição (da facção) de 2 Buggys de combate e PDA's para onde nos serão enviadas as directrizes das operações a realizar. Os equipamentos e vestuário adequado à zona e clima naquela altura do ano, será igualmente oportunamente aconselhado. Uma vez que a data ainda é longínqua, dará tempo a que os camaradas possam agendar a vossa disponibilidade para participarem no respectivo evento,pois antecipadamente terei que fornecer à organização o número de elementos da nossa equipa que estará presente.
Para finalizar esta informação, posso igualmente dizer que se trata de uma operacional em que estarão algumas equipas de Espanha e outras nacionais que foram de forma restrita,tal como nós, convidadas a participar.
De momento, e por não haver mais informação a prestar, termino por aqui esta mensagem.
Um grande abraço a todos e saudações operacionais!
Miliciano (Luís Abreu)"
Ficamos à espera de voluntários!!!
sexta-feira, 17 de julho de 2009
quarta-feira, 15 de julho de 2009
terça-feira, 14 de julho de 2009
Operação Sardinha 2009
Teve lugar nas instalações da APSA, no passado dia 11, uma delicada operação de carácter bastante complexo devido às variáveis apresentadas no terreno, à força do IN e aos objectivos a atingir. Levada a cabo pela fina flor "operacional" da APSA e outros combatentes convidados a referida operação saldou-se por um êxito sem precedentes. Nada melhor que o Luis Lopes, operacional para-quedista do BCP 31, Moçambique 1968, ferido em combate e agraciado com a cruz de guerra, e ilustre convidado para esta acção, para relatar os acontecimentos:
"Senhor Presidente da Associação de Pára-quedistas de Seixal e Almada
Caro Camarada Cardoso
Permita-me que o felicite pela Prestimosa e Digna Associação que representa.
Sim, de facto o que me foi permitido acompanhar no passado Sábado, dia 11, no Vosso evento – 1ª Sardinhada/2009, é a expressão máxima do Espírito de Corpo. Todos nós Pára-quedistas “mais velhos” sabemos bem o que significa.
Não, de facto não se tratou de mais um comum “convívio”.
Tratou-se de um dia memorável.
Reunião familiar, excelente organização, Sã e fraternal Camaradagem.
Ainda e dentro do espírito da vossa actividade, não podia deixar de haver demonstração de exercícios que visam a divulgação dos Pára-quedistas, como por exemplo, Slide, estando esta Associação equipada também para Escalada, Rappel e Saída de Aeronave.
O total empenho e disponibilidade dos Camaradas “ao serviço” é de
Com exemplos como o da APSA de certo que as gerações mais novas se poderão sentir atraídas para a nossa tropa, tropa que tanto Amamos e que por ela passamos sacrifícios.
Dizem os mais novos que sentem estar em nós, os mais
Por força de circunstância, nós os mais velhos somos responsáveis por um passado histórico, construído com HONRA, com GLÓRIA, com SANGUE, SUOR e LÁGRIMAS, com o SUBLIME sacrifício de milhares de VIDAS, vidas de nossos Camaradas, de nossos Irmãos, de nossos Parentes, passado este que tem vindo a ser transmitido de geração em geração.
Tudo tenho tentado fazer, para transmitir esse legado às gerações mais novas para
Hoje, fora do teatro da Guerra Africana, e por este mundo fora, os nossos Camaradas continuam a prestar um diferente mas não menos VALOROSO serviço cheio de riscos e perigos. A MORTE, essa DAMA SINISTRA que se mantém sempre à espreita, estará presente ao mais pequeno descuido.
Os PÁRA-QUEDISTAS de Ontem e de Hoje merecem de todos e de cada um de nós o maior TRATO, o maior RESPEITO.
PARABÉNS ASSOCIAÇÃO DE PÁRA-QUEDISTAS SEIXAL - ALMADA
A todos vos digo, BEM-HAJAM por estas lições de CIVISMO, BEM-HAJAM por todo o vosso trabalho e dedicação, BEM-HAJAM por este Excelente dia.
Não posso deixar de referir a satisfação pela presença do Camarada dos Comandos e do Camarada do Exército com quem tive oportunidade de trocar impressões. Senti que as suas reacções ao nosso Brado, ao nosso Hino e à nossa Balada foram um misto de surpresa e contentamento.
Ao Camarada Dias, os meus PARABÉNS pela excelente logística, nada faltou. Diz quem sabe, que o receber bem e bem receber é apanágio das gentes do norte, não contrariando o facto, digo que no sul não senti diferença.
Aos irrequietos “Operacionais” João Pereira e Carlos Ramos, que mais pareciam ter 25 anos do que os quarentas e… (fica para a próxima), o meu Agradecimento Fraterno.
Aos Travões, Luís Abreu e Reinaldo Rocha, que nunca vos falte “braços” de entreajuda - "Unidade e Luta"
Cacela, outro a quem os anos não passam por ele, Camarada a fazeres flexões só com um braço (mais parecias o Rambo), depressa serás contratado para sessões de fitness. Bravo, meu Camarada.
Piscas, o eterno jovem de 65 anos… Não posso deixar de referir o teu jovem netinho, espectáculo!!! A nova geração de Pára-quedistas. Para Ti Camarada, o meu Abraço Combatente.
Seabra, teres-te lesionado não te impossibilitou de continuares. Á Pára-quedista, não podia deixar de ser.
O meu Obrigado
Aos colaboradores de serviço aos assadores.
Às Senhoras, aos jovens e às crianças que nos deliciaram com a sessão de Slides
Às esposas, pela sua total dedicação e empenho, para vós um bouquet de rosas.
A todos mas a todos os participantes UM BEM-HAJAM.
Camaradas, jamais esquecerei a singela mas sentida homenagem que me dedicaram, assim saiba eu ser digno de tal gesto.
Longa vida para a APSA
Cordiais Saudações"
Luís Lopes
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Pequeninos, mas internacionais!

A APSA internacionaliza-se! Este pode bem ser o título da manchete do nosso blog num futuro próximo, visto que, segundo a fiabilidade do nosso contador de visitas (www.statcounter.com), a APSA é virtualmente visitada por internautas dos 5, perdão, 4 continentes (sò falta alguém da Oceania). Um bem haja a todos os nossos blogoseguidores e trabalharemos sempre no sentido de divulgar o mais longe possìvel aquilo que fazemos e qual é o "combustìvel" que nos move.
"Honra-se a Pàtria de tal gente!"
Operação Misericordia
.Levou a APSA a cabo no passado dia 5 uma "operação" de slide em Arrentela, Seixal, integrada no torneio de futebol de rua da Casa da Misericórdia que reuniu várias centenas de elementos e equipas de todo o país, entre jogadores e organização. O desporto radical em questão teve a rápida adesão das camadas mais jovens (na foto uma jovem de 4 anos) e da dos mais velhos (uma senhora de 73 anos!) teve o prazer de se divertir com o apoio dos elementos da AP
Terminou o evento com a distribuição de prémios
Subscrever:
Mensagens (Atom)